Chipsets - ponte norte e ponte sul
CHIPSETS PONTE NORTE PONTE SUL
Nome: Thais.
Chipset
É o nome dado ao conjunto de chips (set significa “conjunto”, daí o seu nome) usado na placa-mãe.
Nos primeiros PCs, a placa-mãe usava circuitos integrados discretos. Com isso, vários chips eram necessários para criar todos os circuitos necessários para fazer um computador funcionar. Na Figura abaixo você pode ver uma placa-mãe de um PC XT.
Após algum tempo os fabricantes de chips começaram a integrar vários chips dentro de chips maiores. Como isso, em vez de usar uma dúzia de pequenos chips, uma placa-mãe poderia ser construída usando apenas meia dúzia de chips maiores.
O processo de integração continuou e em meado dos anos 90 as placa-mãe eram construídas usando apenas dois ou até mesmo um único chip grande.
Com o lançamento do barramento PCI, um novo conceito, que ainda hoje em dia é utilizado, pôde ser empregado pela primeira vez: a utilização de pontes. Geralmente as placas-mães possuem dois chips grandes: um chamado ponte norte e outro chamado ponte sul. Às vezes, alguns fabricantes de chip podem integrar a ponte norte e a ponte sul em um único chip; neste caso a placa-mãe terá apenas um circuito integrado grande!
Com o uso da arquitetura em pontes os chipsets puderam ser padronizados.
Ponte Norte
O chip ponte norte, também chamado de MCH (Memory Controller Hub, Hub Controlador de Memória) é conectado diretamente ao processador e possui basicamente as seguintes funções: * Controlador de Memória (*) * Controlador do barramento AGP (se disponível) * Controlador do barramento PCI Express x16 (se disponível) * Interface para transferência de dados com a ponte sul
(*) Exceto para processadores soquete 754, soquete 939 e soquete 940 (processadores da AMD, como é o caso do Athlon 64), já que nesses processadores o controlador de memória está localizado no próprio processador, e não