chiavenato
De acordo com os autores Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton, do livro Como chegar ao sim: a negociação de acordos sem concessões(Imago Editora, 1994, p.15), a negociação pode ser definida como “o meio básico de conseguir o que se quer de outrem. É uma comunicação bidirecional concebida para chegar a um acordo, quando você e o outro lado tem alguns interesses em comum e outros opostos”.
Já Richard Shell( Negociar é preciso, negócio editora, 2001,p.5), entende que a negociação é uma atividade humana facilmente identificável que ajuda as pessoas a atingir metas e solucionar problemas.
E para Margareth Neale e Max Bazzerman( negociando racionalmente, editora Atlas, 1994,p.17), negociar racionalmente significa tomar as melhores decisões para maximizar seus interesses, saber quando é bom chegar a um acordo e quando não é e saber como chegar ao melhor acordo e a não ficar satisfeito com um acordo qualquer.
A negociação, portanto, pode ser definida com um processo através do qual os grupos ou as pessoas envolvidas, com o objetivo de construir uma relação duradoura, se deslocam de suas posições originais no sentido de alcançar a satisfação percebida de suas mútuas necessidades.
Conceito de Negociação
1. Finalidade: Construir uma relação duradoura.
2. Meios: Flexibilidade, “movimento”, concessão.
3. Percepção do resultado: Mútuo respeito, satisfação das necessidades de todos.
Esse conceito apresenta algumas considerações importantes a respeito da negociação:
-Não adianta alcançar suas expectativas, se para isso você, desrespeitar o outro ou ser desrespeitado durante o processo, de qualquer maneira o resultado será negativo para ambas as partes.
- O resultado da negociação está ligado a percepção das pessoas. E como a percepção é subjetiva, esse aspecto pode influenciar o comportamento decisório dos indivíduos.
- Algumas situações comumente tratadas como negociação, tais como a solução de um sequestro ou a compra e a venda de um