Chernobyl atual 1
Cronologia
26 de abril de 1986 uma tentativa de
teste nuclear na usina de Chernobyl na
Ucrânia (na época URSS) causou uma explosão atômica e uma nuvem de material radioativo tomou conta da atmosfera.
A maior parte da radiação foi emitida nos primeiros dez dias. Inicialmente houve predominância de ventos norte e noroeste.
No final de abril o vento mudou para sul e sudeste nuvem radioativa se espalha na atmosfera. Cronologia
De 27 de abril a 5 de maio de 1986 -
aproximadamente 1800 helicópteros jogaram cerca de 5000 toneladas de material extintor, como areia e chumbo, sobre o reator que ainda queimava.
Demoraram 36 horas desde a explosão para que a cidade de Pripyat, a mais próxima do local, fosse totalmente evacuada. Essa cidade tinha 60 mil habitantes. Cronologia
29 de abril de 1986 - o acidente nuclear
de Chernobyl foi divulgado como notícia pela primeira vez, na Alemanha.
A URSS tentou manter sigilo, mas a nuvem chegou, em menores proporções, até o Reino Unido.
23 de maio de 1986 - o governo soviético ordenou a distribuição de solução de iodo à população tentativa de evitar câncer na tireóide.
Cronologia
Novembro de 1986 - o "sarcófago" que abriga o
reator foi concluído. Ele destina-se a absorver a radiação e conter o combustível remanescente.
Considerado uma medida provisória e construído para durar de 20 a 30 anos, seu maior problema é a falta de estabilidade, pois, como foi construído às pressas, há risco de ferrugem nas vigas.
• Foram oitocentos mil bombeiros, soldados do contingente e voluntários que, com perigo de suas vidas, apagaram o fogo do reator, varreram o lixo radioativo e construíram o sarcófago Consequências
O desastre, que liberou 200 vezes mais
radiação do que a combinação das bombas de Hiroshima e Nagasaki juntas, teria vitimado cerca de 500 mil pessoas. O número incluiria os atingidos diretamente e os que desenvolveram doenças em decorrência do contato com a radiação.
Entre 1992