Exemplo de Textos Informais e formais
Uma linguagem falada, não segue regras e geralmente possui características da cultura da região.
Exemplo de Textos Informais:
“Galera, domingo vai ter um churras na minha casa. Quem quiser pode colar lá. É só levar bebida e carne. Conto com vcs. Vai ser muito louco!”
Fonte: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/textos-na-linguagem-informal.html
- Rodrigo Fez a tarefa?
- Eu truce, mas o di onti eu num consegui...
- E porque não conseguiu?
- Tive uns problema e num tinha quem me insinassi.
“Ocê num vai creditar no que eu ouvi na rádio hoje. O moço disse que vai chuvê prá lá de metro. Vai inté cai gelo, seu menino!”
Fonte: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/textos-na-linguagem-informal.html
Linguagem Formal:
Uma linguagem mais culta, utilizada em reuniões de trabalho quando falada ou em documentos importantes como processos judiciais, pesquisas científicas, entre outros.
Exemplo de Textos Formais:
“Neste trabalho, analisamos o relatório de Iniciação Científica produzido por um aluno de graduação em Química, a partir da perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa, como vem sendo divulgada por Eni Orlandi, especialmente quanto à noção de autoria. Orlandi distingue três tipos de repetição no processo de autoria: empírica, formal e histórica. Percebemos, na produção do relatório, o exercício da repetição empírica e formal, além do uso da repetição histórica, que demonstra a posição de autor ocupada pelo aluno. Essa investigação nos levou à percepção sobre a influência da Iniciação Científica na apropriação da linguagem científica, e indicou que esse processo se deu por meio da troca com os pares, da imitação de modelos, e, sobretudo, da vivência da pesquisa.”
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200003
“Exmo. Sr. Presidente Vivo nesta freguesia vai para 40 anos e sempre me senti bem a viver aqui.Sinceramente agora fico triste com a situação q persiste sem q alguém lhe dê importância! Os