cheias
Faculdade de Ciências
Departamento de Matemática e Informática
Cadeira: Hidrografia
Discente: Victória Clhongo
Proposta Para o Trabalho Semestral
Previsao e mitigação de cheias: Caso da África Austral - Moçambique
1. Introdução
1.1. Generalidades
A previsão de situações de cheia é uma tarefa difícil devido quer à incerteza associada aos caudais de cheia afluentes durante a propagação da onda de cheia e a variabilidade das características geométricas dos leitos de cheia, quer à complexidade das atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação na área de meteorologia, recursos hídricos, geologia e desastres naturais (Duarte, et all. 2003). Um dos aspectos mais importantes no estudo da prevenção das cheias e inundações é aumentar a possibilidade de prevenção e mitigação do impacto de eventos extremos em bacias hidrográficas urbanas e rurais com reduzido tempo de resposta, e com vistas a reduzir perdas em vidas humanas e materiais em decorrência desses eventos (CEMADEN, 2013). Contudo, deve se reconhecer que é de extrema importância a integração de dados e conhecimento multidisciplinar e interdisciplinar que levem ao desenvolvimento de técnicas inovadoras para modelagem desses eventos.
O presente trabalho pretende descrever alguns métodos de previsão de cheias e inundações mais usados para o caso específico da região da Africa Auatral tendo em conta todos os fenómenos meteorológicos e hidrológicos característicos da região de estudo. O trabalho também procurará indicar as principais estratégias de mitigação desse fenómeno. 1. Objectivo geral do estudo
Caracterizar as diferentes formas de previsão e mitigação de cheias na região Austral de África caso particular Moçambique.
2. Metodologia
O presente trabalho será realizado à base de revisão bibliográfica de cheias e indações recentes ocorridas na região
3. Resultados esperados
Do presente trabalho espera-se a descrição detalhada dos métodos