Chefia e Lideranca
E
CHEFIA – LIDERANÇA
O LÍDER IMPURO
COMANDO E CHEFIA – LIDERANÇA
O LÍDER IMPURO
Arsénio de Matos Luis1
Tenente-Coronel de Infantaria
RESUMO
Este artigo2 aborda questões relacionadas com a liderança, enquanto relação de poder. Aborda, ainda que de forma breve, teorias e modelos de liderança e propõe uma definição de liderança. Distingue o líder puro do líder impuro, o qual é detentor do poder decorrente da norma e necessita de dupla legitimação para ser líder. Essa dupla legitimação encontra-a na relação com os outros, onde são fundamentais os seus comportamentos e as suas características pessoais.
Palavras Chave:
Poder - Autoridade - Liderança – Líder
1
2
Docente na Academia Militar das unidades curriculares de Introdução às Ciências Sociaiss e Metodologia das Ciências Sociais.
Adaptado da dissertação de mestrado apresentada na Universidade de Évora, para obtenção do grau de Mestre em Sociologia – Poder e Sistemas Políticos.
– 47 –
PROELIUM – REVISTA
DA
ACADEMIA MILITAR
INTRODUÇÃO
Existem temas que pela sua importância e presença, por vezes dissimulada, nas relações sociais, sejam estas entre sujeitos, no seio da família, no grupo de amigos, clube desportivo, partido político, nas organizações e instituições, na sociedade onde estamos inseridos, seja ainda nas relações entre estados, merecem a nossa atenção. A vida em sociedade, tal como a conhecemos, desenvolve-se para que todas as nossas actividades, sejam elas privadas ou públicas, concorram para a obtenção de um determinado objectivo, sendo certo que a prossecução desse objectivo obriga ao relacionamento com os outros, dentro de regras de conduta aceite por todos, sendo essas regras transmitidas e adquiridas ao longo da vida através de processos de socialização e ressocialização.
O processo de socialização/ressocialização, permite que os indivíduos se apropriem das normas, valores e funções que regem o funcionamento da vida em