CHEFIA E LIDERANÇA
LIDERANÇA: Significa aquele que conduz, que influencia. É o processo de influenciar as atividades de um indivíduo ou de um grupo para a realização de um objetivo numa dada situação.
CHEFIA: Decorre de ato administrativo legal, sendo ocupada pelo chefe que exerce as funções do cargo para o qual foi nomeado. É o exercício constante das atribuições de um chefe, que consiste substancialmente em planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. (POCCC)
TIPOS DE CHEFIA
CHEFIA AUTOCRÁTICA: O chefe autocrático não se importa em saber o que os subordinados pensam. A coação é o método predominante nas atividades do chefe autocrático.
CHEFIA DEMOCRÁTICA: O chefe procura concentrar toda a atenção sobre as atitudes dos subordinados que não são tratados como simples auxiliares, mas sim, como colaboradores. O chefe democrático estabelece os objetivos com base nos interesses do grupo, considerando os objetivos comuns, esforçando- se por obter a cooperação dos subordinados. Para tanto, o método predominante é a persuasão.
CHEFIA LAISSEZ-FAIRE: Ao contrário do chefe autoritário que dava ordens, este não dá instruções e cada um dos seus auxiliares faz o que quer e como bem entende. O lema deste tipo de chefe é “deixar como está para ver como fica”. _____________________________________________________________________________
TÉCNICAS DE CHEFIA:
EXPOSIÇÃO DE ORDENS: é preciso ter em vista que a ORDEM deve ser um fato originalmente funcional e não pessoal. Para que as ordens, quando necessárias, sejam corretamente dadas, o chefe deve preocupar-se em: ser claro e explícito; usar um tom apropriado de voz; empregar frases adequadas; evitar ordens simultâneas; reduzir ao mínimo as ordens negativas; e evitar as ordens contraditórias.
PUNIÇÃO: O que se quer é que a punição seja entendida dentro do seu verdadeiro papel que é evitar a repetição de uma falta, identificando-se perante o subordinado e grupo de trabalho, um erro