Checklist de oxiacetileno
Cálculo de Horas-Homem de Exposição ao Risco
Objetivo
Ajudar na elaboração dos cálculos de Horas-Homem de exposição ao risco e para conhecer como se chega a valor de 220 horas. 1. Definição
Horas-Homem de Exposição ao risco de acidente (Horas-Homem): Somatório das horas durante as quais os empregados ficam à disposição do empregador, em determinado período.
2. Cálculo de horas-homem de exposição ao risco
As horas-homem são calculadas pelo somatório das horas de trabalho de cada empregado.
NOTA:
Horas-homem, em certo período, se todos trabalham o mesmo número de horas, é o produto do número de homens pelo número de horas. Por exemplo: 25 homens trabalhando, cada um, 200 horas por mês, totalizam 5.000 horas-homem.
Quando o número de horas trabalhadas varia de grupo para grupo, calculam-se os vários produtos, que devem ser somados para obtenção do resultado final.
Exemplo: 25 homens, dos quais 18 trabalham cada um 200 horas por mês, quatro trabalham 182 horas e três, apenas 160 horas, totalizam 4.808 horas-homem, como abaixo indicado:
18 x 200 h = 3.600
04 x 182 h = 728
03 x 160 h = 480
Total = 4.808
3. Horas de exposição ao risco
As horas de exposição devem ser extraídas das folhas de pagamento ou quaisquer outros registros de ponto, consideradas apenas as horas trabalhadas, inclusive as extraordinárias.
4. Cálculo da Jornada de Trabalho Semanal e Mensal
Art. 58 da CLT:
“A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.“
Artigo 64 da CLT:
“O salário-hora normal, no caso de empregado mensalista, será obtido dividindo-se o salário mensal correspondente à duração do trabalho, a que se refere o art. 58, por 30 (trinta) vezes o número de horas dessa duração
Pelo inciso XIII do artigo 7º da constituição federal que reza que a jornada