Charles Rennie Mackintosh
608 palavras
3 páginas
Charles Rennie Mackintosh (1868-1928) era um arquiteto e designer escocês que vivia em Glasgow, uma cidade com sua própria marca de individualismo escocês, e que naquele tempo tentava superar a aristocrática Endinburgh em seu novo período de crescimento artístico. Sendo assim, o apontamento de Francis Newbery (1853-1946) como cabeça da Glasgow School of Art providenciou para a cidade uma instiruição equipada para educar artistas profissionais. Newbery promoveu o treinamento de artistas decoradores, e soube como encontrar equilíbrio entre competição e solidariedade em seus estudantes. Sua maior conquista foi trazer juntos os artistas que se tornariam os quatro: Mackintosh, Herbert Macnair, Margaret Macdonald e sua irmã Frances, profissionais com interesses mais amplos, com nos campos da arquitetura, pintura e decoração. Estes se tornaram líderes da escola Glasgow, e foram admirados pelos artistas de todo o norte da Europa, particularmente na Áustria onde eles realizaram varias exposições na Viena Secession House. As quais, após artigos elogiosos no The Studio serviram para espalhar a reputação dos quatro internacionalmente. Logo depois, um editor alemão organiza um concurso para a realização de uma casa para amantes da arte, e mesmo não tendo vencido, os desenhos de Mackintosh são os mais discutidos e comentados.
Mackintosh casou-se com Margaret e MacNair com Frances, obviamente isso disse algo sobre a intimidade do grupo e explicou o grau incomum de unidade no seu trabalho. Porem, aos poucos os projetos arquitetônicos de Mackintosh começaram a ofuscar o trabalho de seus colegas. O que pode ser observado em seu projeto para a Glasgow School of Art, que pode ser considerado sua obra prima.
O edifico tem sido reverenciado desde a década de 30, e ainda considerado um marco no surgimento do modernismo. Historiadores da arquitetura levaram muito tempo para chegar a um acordo quanto à ruptura que o prédio representa para as tradições do século XIX, mas segundo