Cadeira Hill House
Trabalho de História do Desenho Industrial
Alunas: Bruna Mosca e Desirée Kempinas
SumArio
Introdução 3
A Cadeira 4
Glasgow Style 6
Art Nouveau 7
O Design 8
Demais Obras 9
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introducao
O design surgiu em meados do século XX, consequência da industrialização. A crescente demanda por manufaturas pós-revolução industrial tornou o homem mais exigente em relação aos produtos. A sociedade incitava os desejos no consumidor, que ansiava pela mudança nos planos urbanos e socioculturais. Isso ocasionou a união entre arte, ciência e industrialização – nascia assim o design.
Ainda associado ao artesão no processo de produção, o desenho industrial eclode como uma forma de experimentação artística. Essas experimentações originam diversos estilos de arte, entre eles, destaca-se em meados do século XIX o Art Nouveau, arte nova em Francês – importante movimento de transição entre o historicismo do neoclassicismo e o modernismo.
O Art Nouveau foi disseminado na França, Itália, Alemanha, Inglaterra, Áustria, Rússia e na Escócia. Deste último origina-se o artista peculiar Charles Rennie Mackintosh, um dos grandes precursores deste movimento.
A Cadeira
Em 1902-1903, a cadeira Hill House foi projetada para a sala de jantar da casa museu de mesmo nome que a obra, situada em Helensburgh na Escócia. Essa cadeira é uma das mais famosas da história do design no contexto decorativo. Possui características claramente inspiradas na arte japonesa e no Art Nouveau, formando uma ponte entre os dois estilos.
Conhecida por suas proporções incomuns, a obra é diferenciada por ser uma cadeira de encosto alto e estreito, característica que se tornou marcante nas demais cadeiras feitas por Mackintosh. Originalmente pintada de branco, foi projetada para ser decorativa e não para ser assento. Foi concebida para a editora WW Blackie e seu modelo original continua na sala em que foi