Charles darwin no brasil
Charles Darwin no Brasil
Darwin passou pelo Brasil a bordo do Beagle, navio encarregado de dar a volta ao mundo fazendo medições importantes para a marinha britânica. Recém-formado, aos 24 anos, Darwin era o naturalista de bordo, incumbido de fazer observações geológicas e biológicas durante a expedição. Na viagem, que durou quase cinco anos, o inglês coletou material e fez observações que, mais tarde, o colocariam na trilha da seleção natural. Chegada ao Brasil Fernando de Noronha
20 de Fevereiro : Fernando de Noronha
Permaneceu por poucas horas, observando que a ilha era de constituição vulcânica, não de data recente, notou uma colina de forma cônica elevando 310 m de altura, com cume escarpado, e um lado projetado fora da base. A rocha monolética divide-se em colunas irregulares, teve a impressão de que ela teria sido propelida bruscamente para cima num estado semi-fluido Bahia
29 Fevereiro: Bahia ou São Salvador
Pela 1ª vez se viu com a natureza no seio de uma floresta brasileira. Observou a diversidade da flora e da fauna num primeiro contato. Surpreendido por uma forte chuva concluiu que o verdor do solo é atribuído à chuva pois se as pancadas fossem como nos climas frios, a maior parte da água seria absorvida ou evaporada antes de chegar ao chão.
Ao longo de toda costa brasileira ( 2000 milhas ) onde quer que se encontre uma rocha sólida é de formação granítica. Levou em conta a opinião de geólogos que a área é constituída de materiais que acreditam ter se cristalizado quando submetidos ao calor da pressão.
Teria esse efeito sido produzido nas profundezas de um insondável oceano?
Teria sido o caso de um extrato primitivo que cobrisse a região e fosse subsequentemente removido?
Alguma força poderia ter atuado conseguindo desnudar o granito ?
Observando um riacho que deságua no mar levantou discussão, relacionando com trabalho de Flumbolott sobre as diferentes colocações das superfícies das rochas.
Observou os