Charles chaplin
Em 1929 o mundo passou por uma grande crise e no ano seguinte dá início à chamada Revolução industrial. Fábricas começam a surgir e junto com elas a urbanização. Com essa novidade as pessoas se mudam para perto das fábricas, onde começam a passar por experiências como o desemprego, a fome, a miséria, a insalubridade e consequentemente por novas doenças. O personagem central é vivido pelo próprio Chaplin, que consegue uma colocação em uma das fábricas e ali os sintomas do captilismo já começam a aparecer. A febre pelo lucro faz aumentar a velocidade das máquinas a ponto do personagem ser engolido, ele mostra aqui que o ser humano não pode competir com a velocidade da máquina e quando há a insistência o corpo não resiste e adoece, como no caso do personagem que vai parar num manicômio.
Quando recupera a saúde a fábrica havia fechado. Perambulando pelas ruas, encontra no caminho um grupo de comunista se manifestando. A policia confunde ele como sendo um lider e o leva para a prisão. Dias depois, em dado momento ele evita que alguns presos fujam e quando sai da prisão recebe uma carta de recomendação para cargo de confiança num próximo trabalho. Consegue se empregar numa fábrica de embarcações mesmo sem habilidade alguma, e devido a inexperiência, consegue afundar um navio quase pronto. Se demite por perceber seu despreparo e tenta voltar para a prisão.
Podemos imaginar o desespero dos trabalhadores daquele época. Não haviam escolas ou cursinhos preparatórios, o analfabetismo era muito grande, havia uma multidão de pessoas para substituí-los caso fossem demitidos, sem contar que os salários mal dava para sobreviver.
No decorrer do filme podemor perceber que não havia lei para o cidadão, a polícia levava presa quem ela achava que tinha alguma culpa. Não haviam leis trabalhistas, as pessoas trabalhavam várias