charges comentadas
Getúlio Vargas criou um digo para ganhar as eleições e voltar ao poder pelos braços do povo
Que falava “bota o retrato do velho outra vez.
Getúlio implantou no país um novo estilo político - O POPULISMO - e um modelo econômico baseado no intervencionismo estatal objetivando desenvolver um capitalismo industrial nacional (processo de substituição de importações).
Caracteriza-se pelo contato direto da liderança e o povo. Através dele, Getúlio lutou contra as oligarquias, manteve o povo sob controle assumindo uma imagem paternalista e consolidou a indústria dentro de um esquema intervencionista. Fonte: /www.brazil-brasil.com/content/view/81/112/
Esta charge foi produzida pelo jornal última hora e é uma critica á
Politica industrial de Juscelino Kubitschek que estava mais preocupado
Com indústria automobilística do que para as carências e necessidades da população.
O governo de JK é lembrado até hoje como um governo de Incentivo e desenvolvimento, já que este tinha como planos Trazer a industrialização ao Brasil e realizar cinquenta anos de Progresso em somente cinco anos de seu mandato.
Principal meta de Juscelino Kubitschek era a construção de Brasília. Fonte: http://www.vestibulandoweb.com.br
A charge refere-se a uma crítica à principal reforma social prometida pelo Governo João Goulart e que despertou as polêmicas mais acirradas: reforma agrária.
Para os conservadores, as reformas sociais defendidas por Goulart trariam desgraça e infelicidade ao Brasil. Segundo alguns críticos, a reforma agrária produziria fome e miséria(visualizadas na charge).
Para os conservadores, a inspiração de João Goulart vinha do modelo comunista e a agricultura soviética era "esquelética", em comparação com a dos EUA e Canadá, "gordas" e "saudáveis". Fonte: http://espacodois.blogspot.com.br
A política externa dita independente foi um dos trunfos de Geisel. O general assumia