chao de fabrica
EMPRESA DE CONFECÇÕES DE ROUPAS POR MEIO DA
ABORDAGEM SÓCIO-TÉCNICA
Sérgio José Barbosa Elias – serglias@secrel.com.br
Irlene dos Santos Rabelo – irlene_rabelo@yahoo.com.br
RESUMO: Este artigo apresenta um estudo de caso sobre uma empresa de confecções de roupas jeans que melhorou sua produtividade e qualidade através da utilização de práticas de engenharia de produção, as quais foram desencadeadas a partir de um planejamento estratégico. Inicialmente é feita uma revisão bibliográfica abordando a base teórica que compreende o estudo de caso. Em seguida são descritas e analisadas as ações de natureza técnica aplicadas, envolvendo práticas voltadas à melhoria do processo produtivo, tais como mudança de arranjo físico e ferramentas da qualidade, associadas às ações de envolvimento das pessoas da organização, em seus diversos níveis, na busca pela melhoria. Como resultado, a empresa tem apresentado um significativo crescimento, tanto no seu tamanho como nas práticas gerenciais.
PALAVRAS-CHAVE: Qualidade, Produtividade, Indústria de Confecções, Abordagem
Sócio-Técnica
INTRODUÇÃO
A corrida pela vantagem competitiva tem levado as organizações à busca incessante por técnicas que lhe possibilitem crescer, ou mesmo se manter no mercado. Nesse sentido, várias alternativas têm surgido nos últimos anos, sendo necessário que a organização procure escolher a que melhor possa lhe proporcionar as vantagens competitivas almejadas.
Ao longo do tempo, várias teorias/enfoques de administração têm surgido e servido de alternativas para adoção das mais apropriadas em cada situação, desde a escola clássica até as recentes abordagens do sistema Toyota de produção, entre outras, que buscam incrementar a eficiência e a eficácia organizacional.
Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar a trajetória de uma empresa produtora de roupas jeans, que utilizou uma sistemática estruturada para melhoria de sua
gestão,