chagas
Descoberta da Doença
- A descoberta da doença em 1909 pelo médico brasileiro Carlos
Chagas, não foi vista como problema até à década de 60. Estudos desenvolvidos pelo instituto Oswaldo Cruz no município de Bambuí,
Minas Gerais, possibilitaram dimensionar a moléstia como problema de saúde pública. O nome de Tripanossoma Cruzi ao causador foi dado por Chagas em homenagem ao epidemiologista Oswaldo Cruz.
- Carlos Justiniano Ribeiro Chagas, foi um médico sanitarista, cientista e bacteriologista brasileiro, que trabalhou como clínico e pesquisador. Ele foi o primeiro e até os dias atuais permanece o único cientista na história da medicina a descrever completamente uma doença infecciosa: o patógeno, o vetor (Transmissor), os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia.
Descrição da Doença
- A doença de Chagas, Mal de Chagas ou Chaguismo, também conhecida como tripanossomíase americana, é uma infecção causada pelo protozoário flagelado Trypanossoma cruzi, e transmitida por insetos, conhecidos no Brasil como barbeiros, pertencentes aos gêneros Triatoma, Rhodnius e Panstrongylus.
Os Sintomas da doença de Chagas podem variar durante o curso da infecção.
Nos primeiros anos, na fase aguda, os sintomas são geralmente lentos, pouco mais do que inchaço nos locais de infecção. A medida que a doença progride, durante até cinquenta anos, os sintomas tornam-se crônicos e graves, tais como insuficiência cardíaca e desordens no sistema digestivo. Se não tratada, a doença crônica pode ser fatal. Os tratamentos medicamentosos atuais para esta doença são poucos satisfatórios. Os medicamentos tem efeitos colaterais significativos e são, muitas vezes encaminhados ao transplante cardíaco, porém não há cura para a doença.
No Brasil atualmente, predominam os casos crônicos decorrentes de infecção por via vetorial, com aproximadamente três milhões de indivíduos infectados. No entanto, nos últimos anos, a ocorrência de doença de Chagas