ADMINISTRADOR E EMPREENDEDOR
875 palavras
4 páginas
INTRODUÇÃOEste trabalho tem por objetivo realizar uma breve definição sobre os termos empreendedor e administrador, mostrar suas qualidades, seus desafios e os resultados gerados para a economia brasileira, apresentar o perfil de cada um desses profissionais, suas diferenças e como o Brasil tem incentivado a atitude empreendedora capaz de gerar emprego renda e desenvolvimento para o pais.
Também visa contribuir para o aumento do conhecimento e gerar ações positivas na vida pessoal e profissional dos alunos.
2 O ADMINISTRADOR E O EMPREENDEDOR
A profissão de Administrador teve início no Brasil na década de 1965, mas a arte de administrar iniciou-se na Suméria por volta do ano 5.000 a.c. quando os ancestrais sumerianos procuravam aperfeiçoar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar. Já o termo empreendedor é utilizado há muitos anos nos Estados Unidos, no Brasil ele foi difundido no final da década de 1990.
O administrador, profissional em Ciências da Administração, tem como função planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar uma empresa. Planeja com antecipação as atividades, avalia os objetivos da instituição e define estratégias para alcança-los.
Segue a regra da hierarquia onde as pessoas têm responsabilidades definidas por seus superiores que elaboram as regras e metas a serem seguidas, também organiza o andamento das atividades, como por exemplo: o que deve ser feito, como deve ser feito e por quem deve ser feito.
Enfim, o administrador deve acompanhar e controlar todos os processos e atividade da empresa, tanto administrativo como operacional. Um bom administrador gerencia uma instituição por anos, sempre com tudo planejado, funções distribuídas, com metas e métodos sendo seguidos etc.
O empreendedor é um administrador que investe em algo novo ou inova algo já existente e tem como meta tornar seus planos e sonhos em realidade. Uma das melhores definições de empreendedor é dada por George