trabalho de espanhol
Constituições brasileiras
Aluna: Danielly Michelon, 11 3ºA
Foz do Iguaçu- PR 21 de agosto de 2013
Introdução:
O que vivemos hoje em relação a ordem social e política de um estado vem sendo posto em questão a anos, como veremos no decorrer do trabalho. Todos os direitos que estão constituídos no tribunal federal foram lutados e pensados á muito tempo, a independência dos poderes e dos estados foi conquistada aos poucos. O voto por exemplo, foi dado a todos os membros de uma sociedade só depois de muito tempo de teimosia, para que todos pudessem usufruir do direito de cidadão.
O Brasil já teve oito constituições:
Constituição de 1824 - Outorgada por D. Pedro I – A primeira constituição brasileira, consolidou a independência do Brasil sem a colônia portuguesa, primeiramente queriam colocar o direito ao voto através de um sistema eleitoral, D. Pedro dividiu a política em duas: liberais (limitação do poder ao imperador) e conservador (poder centrado nas mãos do imperador). Revoltados os proprietários de terra fizeram com que D. Pedro consultasse 10 constituintes portugueses para elaboram a constituição que dava independência ao Brasil e em 25 de março foi aprovada as novas normas, que era meio conservadoras e meio liberais, já que D. Pedro já estava desgastado com essa contradição entre os dois. A nova constituição decretava que o poder estava dividido em três:
-Legislativo: deputados e senadores eram responsáveis pelas leis do império
-Judiciario: Juizes e tribunais
-Executivo: Imperador D. Pedro I e seus ministros.
Constituição de 1891 - Promulgada pelo Congresso Constituinte, era liberal, foi a qual deu base na política que esta sendo usada até hoje, dava ao Brasil