Ch De Nim
O chá de nim é, hoje em dia, muito usado na cura de doenças como artrite, catapora, febre, entre outras
Gostou? Envie a um amigo
Imprimir
Tamanho da letra Diminuir Aumentar
O nim é antibacteriano, anti-helmíntico, antiemético, antifúngico, anti-inflamatório, antisséptico, antivirótico, hipoglicêmico, imunoestimulante, espermicida e vermífugo
O conhecido nim é, na realidade, chamado Neem (Azadirachta indica). Trata-se de uma árvore originária da Índia. Esta planta pertence à família do mogno e do cedro. São de porte grande com até 30m de altura e 2,5m de diâmetro. Uma característica interessante da nim é que esta possui ótima resistência às secas. É fornecedora de madeira, mas sua principal qualidade está nas propriedades medicinais e terapêuticas, que estão nas sementes, folhas e cascas.
“As folhas, sementes, cascas e frutos são utilizados pela medicina, veterinária, cosméticos, produção de adubos e, até mesmo, no controle de pragas”, afirmam os professores Nivaldo Guirado e Edmilson José Ambrosano, do curso Cultivo e Uso do Nim, elaborado CPT – Centro de Produções Técnicas.
As folhas são verdes escuras, e possuem um aroma característico, fazem parte de inflorescências, com cerca de 25 cm de comprimento. As folhas normalmente aglomeram-se nos extremos dos ramos e têm coloração verde intensa. O fruto é uma baga ovalada de cor verde-clara, depois torna-se amarelo com polpa macia e amarga quando maduro. A semente possui casca fina, no entanto, bastante rígida. Mas a maior utilização do nim, sem dúvida alguma, é na fabricação dos chás.
Advertência Todos os tipos de chá tomados podem ser perigosos, chegando ao ponto de fazerem mal. Principalmente, quando tomados em excesso.
Usos tradicionais do Nim
Acne, arritmia, artrite, catapora, diabetes, eczema, erupção cutânea, febre, feridas, hemorroidas, gengivite, icterícia, lepra, lombriga, malária, náusea, obesidade, pé de atleta, reumatismo, placa