voip
Material também disponível em:
www.projetoderedes.com.br www.redesdecomputadores.com.br $63(&726 '( 6(*85$1d$ (0 5('(6 92= 62%5( ,3
:KLWH 3DSHU
Últ im a at ualização em 3 de Dezem bro de 2003
06/$% 0yGXOR 6HFXULW\ /DE
Márcio Galvão ( m galvao@m odulo.com .br)
Alexandre Zat t ar ( azat t ar@m odulo.com .br)
2
,QWURGXomR
O desenvolvim ent o de processadores de sinal digit ais ( DSPs) viabilizou a digit alização e com pressão de sinais de voz e fax em pacot es de dados. Em paralelo, a evolução dos sist em as de t ransm issão possibilit ou a criação de redes de pacot es de alt a velocidade.
A com binação dest es desenvolvim ent os t em perm it ido a evolução das redes convergent es, onde t rafegam pacot es de dados " t radicionais" e pacot es de voz digit alizados.
Exist em diversos t ipos de redes de dados que perm it em o t ráfego de voz e fax, com o por exem plo as redes baseadas em ATM, Fram e Relay e TCP/ I P. Em bora dest as t rês t ecnologias apenas o ATM t enha sido proj et ado desde o início para t ransport e de voz e dados, o Fram e Relay e o TCP/ I P são m ais ut ilizados, e o t ransport e de voz at ravés dest as redes doravant e será cham ado de VoFR e VoI P respect ivam ent e.
De form a bast ant e resum ida, as diferenças básicas ent re VoI P e VoFR se referem ao fat o de que VoI P est á associado com a cam ada 3 no m odelo OSI ( rot eam ent o) , e port ant o t em com o caract eríst icas o baixo cust o e a capacidade de operação em redes het erogêneas. Com o desvant agens, podem os m encionar a qualidade de serviço ( QoS lim it ado) e as quest ões relacionadas com a segurança.
Já VoFR ( assim com o Voz sobre ATM, ou VoATM) est á associada com a cam ada 2 do m odelo OSI ( GDWD OLQN) , e por isso t em cust o m ais elevado, pois requer redes hom ogêneas ou JDWHZD\V Layer 2 especializados. Em cont rapart ida, oferece m aior qualidade de serviço ( QoS m ais poderoso) . O padrão principal é FRF.11/ 12.
Com