cancer de mama
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nas células do tecido mamário, que às vezes dói, e pode atingir tanto homens quanto mulheres. Quando é diagnosticado e tratado precocemente tem maior chance de cura.
ORGÃO DO CORPO ATINGIDO E SUA FUNÇÃO:
O QUE É FATOR DE RISCO?
Fator de risco é um termo estatístico utilizado para designar uma condição ambiental, característica, ou comportamento que aumenta a probabilidade da ocorrência de determinada doença.
QUAIS OS FATORES DE RISCO PARA O CANCÊR DE MAMA?
Idade - A maior parte dos cânceres de mama é encontrada em mulheres com 60 anos ou mais, porém atualmente é cada vez maior o número de mulheres jovens acometidas pelo câncer de mama.
Câncer de mama prévio - Mulheres que já sofreram um câncer de mama apresentam maior risco em comparação àquelas que não tiveram.
História familiar de câncer de mama - Quando uns parentes de primeiro grau como mãe irmã ou filha tiveram câncer de mama, isso representa um risco 2 a 3 vezes mais elevado de desenvolver esse tipo de câncer ou de ovário.
Gene do câncer de mama - Quando uma mulher possui um dos genes implicados no desenvolvimento do câncer de mama possui chances mais elevadas de desenvolver a doença.
Uso de contraceptivos orais ou terapia de reposição hormonal com estrogênio - A maioria dos estudos relacionam apenas o uso prolongado de reposição hormonal e o risco de desenvolvimento do câncer. Contraceptivos orais não causam câncer de mama.
Obesidade após a menopausa - O risco é um pouco mais elevado para as mulheres obesas na pós-menopausa, embora não existam ainda estudos que comprovam que uma dieta gorda contribui para o desenvolvimento do câncer de mama.
Outros- Quando a menopausa ocorre após os 55 anos, a primeira gestação ocorre após os 30 anos ou na ausência de gravidez o risco de desenvolver câncer de mama também é maior.
O QUE SIGNIFICA O TERMO NEOPLASIA?
Neoplasia (neo= novo + plasia = tecido) é o termo