Cetonas
QUIMICA ORGÂNICA – ALDEÍDOS, CETONAS E ÁCIDO CARBOXÍLICO
Univag
Várzea Grande
2013
1. Introdução
Muitas são as substâncias e compostos encontrados na natureza. Especificamente, neste trabalho acadêmico, relatarei de forma simples e objetiva a nomenclatura, exemplos e diferenciação de três compostos: o Aldeído, a Cetona e o ácido carboxílico.
2. Desenvolvimento
2.1 Aldeídos
Aldeídos são compostos que se caracterizam pela presença, em sua estrutura, do grupo carbonila e de pelo menos um átomo de hidrogênio ligado ao mesmo carbono (H-C=O, denominado formilo ou formila).
A fórmula bruta dos aldeídos corresponde a um álcool com dois átomos de hidrogênio a menos:
Álcool: -OH
Aldeído: O=C-H
A nomenclatura destes compostos, o “O” do hidrocarboneto correspondente é substituído pelo sufixo “AL” – prefixo+sufixo+AL.
O composto CH3O é um aldeído de nome Metanal e extremamente tóxico. Ele é muito utilizado como solvente e na fabricação de plástico. Misturando – se metanal+água obtém – se o formol ou formalina, muito utilizado em laboratórios.
Os aldeídos de baixo peso molecular possuem odor irritante e, a medida em que aumenta – se o número de carbonos, o cheiro torna-se mais agradável. Os aldeídos de maior peso molecular são muito utilizados na indústria de cosméticos na fabricação de perfumes.
2.2 Cetonas:
Cetonas são compostos que apresentam o grupo carbonila entre carbonos - C3O.
A nomenclatura destes compostos, o sufixo “O” do hidrocarboneto correspondente é substituído pelo sufixo “ONA” – prefixo+sufixo+ona - sendo que o número que indica a posição da carbonila deve vir anteriormente ao nome. A cadeia deve ser sempre enumerada de modo que a carbonila receba o menor número possível.
A propanona, popularmente conhecida como Acetona, é um composto solvente de esmaltes, tintas, vernizes e também utilizado na extração de óleos e na fabricação de