ontologia conteporanea
Após a solução kantiana para o problema da metafísica, esta não mais retornou à antiga concepção de conhecimento da realidade em si, mas caminhou no sentido inaugurado porKant, conhecido como idealismo.
Por que idealismo?
Vimos que a filosofia na (Antiguidade, na Idade Média e na Modernidade ) era realista, isto é, partia da afirmação de que a realidade ou o Serexistem em si mesmo e que como tais, podem ser conhecidos pela razão humana. Vimos que o realismo clássico e moderno introduziu mudanças, pois exigira que antes de iniciar uma investigação metafísica darealidade, fosse respondida a questão: “podemos conhecer a realidade?”.
David Hume, afirmou que o conteúdo da metafísica são apenas sentimentos subjetivos ou psicológicos, ou seja, que as nossassensações e percepções são transformados em entidades metafísicas que, na verdade, não existe.
Kant completou sua trajetória com duas inovações:
1.Transformou a própria teoria do conhecimento emmetafísica. Isto é, afirma que esta investiga as condições gerais do conhecimento universal e necessário dos fenômenos.
2.Mostrou que o sujeito do conhecimento não é, como pensava Hume, o sujeito psicológicoindividual, mas uma estrutura universal, idêntica para todos os seres humanos em todos os tempos e lugares, e que é a razão, como faculdade a priori de conhecer ou o sujeito Transcendental.
Ametafísica se tornou idealista, porque o conhecimento não vem das coisas para o sujeito do conhecimento, mas vai das ideias produzidas pelo sujeito para as coisas. O que é a objetividade? O que é fenômeno? Éa realidade estruturada pelas ideias produzidas pelo sujeito.
A contribuição da fenomenologia de Husserl
Husserl , trouxe no início do século XX, uma nova abordagem do conhecimento a que deu o nomede fenomenologia, que está encarregada de três tarefas :
1. Distinção e separação entre psicologia e filosofia
No final do século XIX e no início do século XX muitos pensadores julgavam