CETONAS
As cetonas são compostos orgânicos que contém o grupo funcional carbonila ligado à dois radicais.
Carbonila Como são obtidas
As cetonas são obtidas através da oxidação de álcoois secundários (o oxigênio se ligará ao hidrogenio do carbono secundário, o que é muito instável), que formará então a cetona + água:
Para que serve sua importância
A propanona é a cetona mais importante. É mais conhecida como acetona, e é utilizada como solvente de tintas, removedor de esmaltes, etc. Seu cheiro é bastante forte e desagradável, sendo um líquido inflamável, volátil e incolor. As acetonas (propanonas) também ficaram reconhecidas como substâncias tóxicas, uma vez que sua comercialização é fiscalizada pelo Departamento de Entorpecentes da Polícia Federal. Mas outras cetonas são usadas até em alimentos. Sabe aquele cheirinho de queijo das pipocas de micro-ondas? A substância responsável pelo agradável aroma nada mais é do que uma cetona, de fórmula molecular C4H6O2, e conhecida como Butanodiona. As cetonas são usadas também para extração de óleo em sementes de soja, girassol, amendoim.
Formula molecular e estrutural
A Cetona mais conhecida é a Propanona (dimetil-cetona ou acetona comum). Essa forma mais simples de cetona é também a mais popular, uma vez que se faz presente nos salões de beleza (usada como solvente de esmaltes).
Fórmula estrutural da Acetona.
Para um composto se classificar como Cetona, ele precisa possuir o grupo funcional carbonila (C= O)ligado a dois átomos de carbono.
Fórmula geral das cetonas: C3H6O. Os compostos orgânicos pertencentes a essa classe são miscíveis com água e por isso têm várias aplicações.
Molécula representativa das Cetonas:
Nomenclatura oficial e usual
A nomenclatura oficial é praticamente igual à dos hidrocarbonetos, apenas trocando o final O porONA, e na nomenclatura usual, os radicais são unidos em uma só palavra (por número