cetonas
O grupo é chamado de carbonila. Cetona é todo composto que apresenta o grupo carbonila, C=O, posicionado entre carbonos. Para denomina-la, emprega-se o sufixo ona. O Carbono da carbonila sempre será secundário.
Nomenclatura:
A numeração da cadeia deve começar depois da extremidade mais próxima do grupo C = O
A denominação das cetonas ramificadas e/ou insaturadas segue as regras já vistas.
Existe uma nomenclatura usual em que o grupo C = O é denominado cetona, e seus ligamentos são considerados grupos orgânicos.
Utilização:
Uma das substancias conhecida por sua utilização como solvente para remover esmalte das unhas é acetona, sendo ela a substância mais simples. O nome dessa substância, de acordo com as regras da IUPAC, é propanona.
A propanona é também utilizada na fabricação de seda, corantes, plásticos e vernizes. Ela é um solvente ideal, pois solubiliza uma vasta gama de substâncias, apresentando uma rápida temperatura de ebulição de 56° C, o que permite uma rápida remoção de substancias em processos de extração.
Algumas cetonas presentes em compostos naturais:
Jasmona ou Cis-jasmona – óleo de jasmim Ionona – odor de violeta Na indústria alimentícia, as cetonas possuem uma importante utilização: extração de óleos e gorduras de sementes, as plantas usadas neste processo são o girassol, amendoim e a soja. Cetonas podem ser usadas para extrair cocaína das folhas de coca, daí o porquê de seu uso ser restrito e fiscalizado por órgãos da polícia federal. As cetonas também pode estar em nossos organismos (em pequena quantidade), fazendo parte dos corpos cetônicos na corrente sanguínea. Esse composto é empregado para fabricar alimentos e perfumes.