FREUD
Conceitos básicos : Seu conceito teórico se baseia em que nada ocorre por acaso. Todos processos mentais tem causa, sendo inconsciente ou consciente. O psiquismo humano é encarado por Freud como um icebergue, do qual apenas uma pequena parte emerge da superfície da água.
Consciente: O consciente é somente uma pequena parte da mente, inclui tudo do que estamos cientes num dado momento. Tudo o que sabemos sobre nosso processo mental. Diz respeito à capacidade de ter percepção dos sentimentos, pensamentos, lembranças e fantasias do momento;
Inconsciente: Refere-se ao material não disponível à consciência do indivíduo. É onde stão os principais determinantes da personalidade, as fontes da energia psíquica, as pulsões e os instintos.
Pré-consciente: O pré-consciente é descrito como aquele conteúdo capaz de tornar-se consciente.As porções da memória que nos são facilmente acessíveis fazem parte do Pré-consciente. Estas podem incluir lembranças de ontem, o segundo nome, as ruas onde moramos, certas datas comemorativas, nossos alimentos prediletos, o cheiro de certos perfumes e uma grande quantidade de outras experiências passadas.
Instintos ou instintos: Os instintos são as forças propulsoras que incitam as pessoas à ação.
Todo instinto tem quatro componentes: uma fonte, uma finalidade, uma pressão e um objeto. A fonte é quando emerge uma necessidade, podendo ser uma parte ou todo corpo. A finalidade é reduzir essa necessidade até que nenhuma ação seja mais necessária, é dar ao organismo a satisfação que ele deseja no momento. A pressão é a quantidade de energia ou força que é usada para satisfazer o instinto e é determinada pela intensidade ou urgência da necessidade subjacente. O objeto de um instinto é qualquer coisa, ação ou expressão que permite a satisfação da finalidade original. Instintos básicos: Freud desenvolveu duas descrições dos instintos básicos. O primeiro modelo descrevia duas forças opostas, a sexual (ou, de modo geral,