CESARE BRANDI
Deve ser restaurada quando se é necessário a restauração do potencial da obra. Quando para de contemplar a obra se deve ter um potencial completo. Não se pode ser restaurado quando se encontra em ruinas ou quando a restauração se levantaria um falso histórico da obra .
8) Quais são os três tempos históricos da obra de arte para Brandi? Explicar cada um deles. Qual desses três tempos é licito receber restauração? Por quê? O que é restauração para o autor? Explique minuciosamente.
O tempo de criação; o ato de criar algo.
O devir; Movimento do tempo pelo qual as coisas se transformam. Sua historicidade reside nestas condições de transformação e atualização em cada diferente tempo.
O tempo da recepção; o momento em que a obra de arte consuma sua “existência” na consciência no sujeito histórico.
O tempo licito para restauração é o tempo da recepção, onde o sujeito histórico percebe que a obra-de-arte necessita que seu potencial seja reestabelecido.Segundo Cesare Brandi , uma obra de arte deve ser restaurada visando o restabelecimento da unidade potencial da obra-de-arte sem cometer um falso artístico ou um falso histórico, e sem esconder nenhum traço da passagem da obra-de-arte no tempo. Ele estabeleceu ainda que as intervenções deveriam tornar os acréscimos facilmente reconhecíveis, mesmo para uma pessoa sem nenhum conhecimento na área de restauração e que fossem reversíveis, permitindo sua retirada em caso seja feita uma intervenção futura.
9) O que é ruína para Brandi? Explicar.
Brandi define que só se poderá chamar de ruína algo que testemunhe um tempo humano. Algo que pertença ao desenrolar da linha da historia da humanidade.