CESAMI
RESENHA
TEMA: Gestão de Qualidade como diferencial competitivo
Os consumidores, em suas relações de negócio, exigem um desempenho confiável e consistente de produtos e serviços das empresas, sem haver tolerância para a perda de tempo e custos de falhas. A Qualidade tem suma importância para contribuir com a melhoria no processo produtivo, e também diversas formas de aplicabilidade que conduzem à melhoria destes processos das organizações, tendo sempre como foco a satisfação do consumidor. Diante disso, a Gestão de Qualidade se destaca cada vez mais nas empresas, tornando-se diferencial competitivo e elemento fundamental para o sucesso de uma instituição.
Na busca desesperada pela permanência no competitivo mercado globalizado, as empresas se veem obrigadas a inovar diariamente seus negócios, criando novas técnicas e métodos que auxiliam-nas na resolução diária de problemas através de fórmulas para implantar a cultura da mudança, e se comprometem com o aperfeiçoamento contínuo, no desejo de superar as expectativas de seus clientes.
Sabe-se que na mesma proporção que se aumenta a qualidade de um produto há menos desperdícios e melhor vantagem competitiva. Para aumentar a produtividade de uma organização, deve-se agregar a máxima satisfação das necessidades dos clientes ao menor custo. Não basta aumentar a quantidade produzida, é necessário que o produto tenha valor que atenda ao máximo às necessidades dos clientes. Quanto maior a produtividade de uma empresa, mas útil ela será para a sociedade atendendo as necessidades dos seus clientes a um baixo custo.
Qualidade tem como premissa básica a excelência de produtos ou serviços. Existem dois olhares que agem de forma crítica, que exprimem bem esta análise: a visão do cliente e a do