CERÂMICA
1º Cartaz - Composição Argila
A argila é uma rocha sedimentar que se origina da lenta erosão dos granitos, ou seja, do envelhecimento dos cristais. A partir de uma grande pedra, que através dos ciclos, as condições geológicas e atmosféricas vão transformando, nasce uma matéria mais sutil, a própria argila.
Ela é composta basicamente por silicato de alumínio hidratado e óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio, além de vários outros minerais característicos da região, na qual é encontrada, como por exemplo: feldspato, silicatos, carbonatos, fosfatos e outros elementos como o silício, alumínio, ferro, magnésio e cálcio.
2º Cartaz - Primeiras peças
A cerâmica é produzida a partir da argila, que se torna muito plástica e fácil de moldar quando umedecida. Depois de submetida a uma secagem para retirar a maior parte da água, a peça moldada é submetida a altas temperaturas ao redor de 1.000ºC, que lhe atribuem rigidez e resistência, mediante a fusão de certos componentes da massa, e em alguns casos fixando os esmaltes na superfície.
Essas propriedades permitiram que a cerâmica fosse utilizada em vasilhames para uso doméstico e armazenamento de alimentos, água, na construção de urnas funerárias e até como "papel" para escrita, facilitando muito os estudos arqueológicos.
3º Cartaz - Arte
A arte da cerâmica foi descoberta há 10.000 anos na Ásia Central e na Europa e há 6.000 anos na América do Sul.
Mas a capacidade de transformar o barro com as mãos foi também empregada para expressar os gostos e as crenças dos povos nos quais pertenciam os artistas ceramistas. Os ceramistas modelaram figuras que representavam seus deuses, seus semelhantes ou cenas da vida cotidiana.
Por meio das diferentes formas e decorações dos objetos de cerâmica, os vários povos deixaram marcas próprias, que serviam para se reconhecerem entre si e para serem reconhecidos pelos outros.
4º Cartaz - Revestimento Cerâmico na Atualidade