Cerâmica de revestimento
Cerâmica de revestimento
A cerâmica de revestimento é uma mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas, queimadas em altas temperaturas, utilizada em larga escala pela Arquitetura. Sua aplicação com esses fins teve início com as civilizações do Oriente Próximo e Ásia.
Aplicação e uso
A placa cerâmica pode ser utilizada para os revestimentos de pisos, paredes, na forma de azulejos, ladrilhos e pastilhas, tanto em ambientes residenciais, públicos e comerciais como em industriais.
O desempenho técnico do material explica suas vantagens de uso: * proteção contra infiltrações externas; * maior conforto térmico no interior das edificações; * boa resistência às intempéries e à maresia; * proteção mecânica de grande durabilidade; * longa vida útil; * fácil limpeza e manutenção.
O assentamento se encontra hoje fora do controle da indústria, estando mais ligado aos prestadores de serviços independentes. No entanto, quaisquer falhas no assentamento, refletem-se negativamente na indústria e na imagem geral do produto cerâmico.
Alguns dos principais defeitos relacionados ao assentamento malfeito e a outros fatores do processo são: * eflorescência; Espécie de bolor (nas paredes húmidas). * destacamento; ocorre pela dilatação/retração do contrapiso e pela falta de junta ou outros fatores distintos; * gretamento; acontece quando o esmalte se rompe devido à incompatibilidade de dilatação entre a base e o esmalte, agravada pela variação de umidade e temperatura;
Pré-producão
É a primeira etapa do processo de fabricação da cerâmica de revestimento. Esta etapa consiste na extração da matéria-prima necessária para preparação das massas bem como seu armazenamento e estocagem.
Extração da matéria-prima
Para a produção da cerâmica de revestimento, utilizam-se