Cerveja Liber
A ideia inicial da cervejaria AMBEV foi de fato inovadora e com índices iniciais de mercado aparentemente positivos. Acredito que o caminho para o desenvolvimento da proposta da nova cerveja (cerveja sem alcool) foi adequado e correto, porém, com base nos conceitos teorizados em sala e analogia a outros casos a nós apresentados, podemos indicar que a melhor ação para uma nova campanha de marketing seria inicialmente realizar uma pesquisa para saber a aprovação e percepção do produto pelos consumidores e também quais as regiões de aceitação da cerveja.
Embora todas as etapas do processo para desenvolvimento e implantação da Liber tenham sido realizados, podemos destacar que pontos como tradição (posicionamento) da cervejaria e perfil do consumidor não foram considerados. Questões sociais e legais, como por exemplo campanhas governamentais de combate ao alcoolismo, a venda de bebidas alcoólicas a menores e também a lei seca, são pontos de forte impacto e que devem ser considerados para uma nova comunicação.
O segmento embora promissor foca em um público que aprecia a cerveja, mas a cerveja que de sabor tradicional. “Vender” cerveja sem álcool ao mesmo público focando apenas locais de apreciação não são tradicionalmente visto com bons olhos aos costumes nacionais. Ou seja, a cerveja Liber, embora sem álcool, é vista como uma bebida. Linkar a imagem do produto a ser adquirido em reuniões de trabalho ou por esportistas é querer que a “cerveja” tenha posicionamento de bebida saudável, isso pode ser estremamente desfavorável.
A qualidade da cerveja foi reconhecida por especialistas cervejeiros, mas a entrada da Liber não foi bem vista aos consumidores.
A proposta para definição de uma nova estratégia de marketing deve conter:
1- Realização de pesquisa – focando a percepção e aceitação do consumidor sobre o produto, bem como “ambiente” para consumo.
2- Reformulação do rótulo – a cor azul e dourado é compatível com a proposta da bebida?
3- Analisar o