cerrado
O que é? E qual a sua localização?
O Cerrado, a "savana brasileira", é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupa 25% do território brasileiro, superada somente pela floresta Amazônica. Abrange oito estados do Brasil Central: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal. No entanto, com o passar dos anos o Cerrado diminuiu significantemente.
Pouco afetado até a década de 1960, está desde então crescentemente ameaçado, principalmente os cerradões, seja pela instalação de cidades e rodovias, seja pelo crescimento das monoculturas, como soja e o arroz, a pecuária intensiva, a carvoaria e o desmatamento causado pela atividade madeireira e por frequentes queimadas, devido às altas temperaturas e baixa umidade, quanto ao infortúnio do descuido humano.
Clima http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ea/Cerrado.jpg/800px-Cerrado.jpg O clima predominante no Cerrado é o Tropical Sazonal. Nas regiões onde o cerrado predomina, o clima é quente e há períodos de chuva e de seca, com raros incêndios espontâneos, com alguns anos de intervalo entre eles, ocorrendo no período da seca.
Ventos fortes e constantes não são características gerais do Cerrado. Normalmente a atmosfera é calma e o ar fica, muitas vezes, quase parado. Em agosto costumam ocorrer algumas ventanias, levantando poeiras e cinzas de queimadas a grandes alturas, através de redemoinhos que se podem ver de longe.
Relevo
O relevo é um tanto acidentado, com poucas áreas planas. Nos morros mais altos são encontrados pedregulhos, argila com inclusões de pedras e camadas de areia.Há estruturas do solo bem degradadas, devido às atividades agrícolas e pastagens.A recuperação é muito difícil, devido às características do solo e ao regime de chuvas.
Vegetação