Cerrado
FORMAÇÃO E OCUPAÇÃO DO TERRITORIO GOIANO
O CERRA
DINAMICA SOCIOESPACIAL DO ESTADO DE GOIÁS
Os estudos sobre as cidades, no geral direcionam-se apenas para os grandes centros urbanos do país e do mundo, deixando de lado as pequenas cidades, por estas se encontrarem em outra dinâmica sócio espacial. Desta forma, cabe aos pesquisadores destacar a complexidade e o dinamismo existentes nesses pequenos centro. Principalmente por as cidades brasileiras serem bastante diversificadas, o modo de vida em uma pequena cidade é bastante diferente dos grandes centros.
O processo de globalização tem intensificado a fragmentação do espaçoe excluindo as áreas menos influentes nas redes de fixos e fluxos. Segundo Santos (1980) estes espaços só aparecem como fornecedores daquilo que é propriamente seu quer seja mão de obra barata, matéria prima em abundância, cérebros eficientes ou qualquer outro produto que o mercado tenha necessidade de adquirir. Mas para a divisão do lucro o que acontece é o oposto, não compete às pequenas cidades participar de tal divisão.O processo de urbanização brasileiro, assim como nos países Subdesenvolvidos, ocorreu de forma desigual, em Goiás este processo Concentrou expressiva quantia da população na Região Metropolitana de Goiânia (RMG) e no entorno do Distrito Federal. Isto se deve a transferência da capital do estado para Goiânia e a construção de Brasília que atraíram grande contingente populacional.
FORMAÇÃO E OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO GOIANO
MINERAÇÃO
Primeiro fator de ocupação do território goiano. Como primeira experiência demográfica, este fenômeno não ocupou efetivamente o território de Goiás,pois manteve a população concentrada num eixo que primeiramente manteve-se a exploração aurífera. Foi atividade econômica dominante,