A EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
As mudanças e revoluções tecnológicas têm distribuído seus impactos pela sociedade e alterado a organização da vida cotidiana. O domínio de um novo processo tecnológico
Pode alterar os círculos do poder. Grupos dominantes buscam apoderar-se dos novos inventos para alavancar.
O domínio e a disseminação da nova tecnologia da nova tecnologia redesenha tal forma o mundo que atualmente não saberíamos como viver em agrupamentos urbanos sem a energia elétrica.
Quem imaginou como era o dia a dia nos lares antes da popularização da televisão? Uma pesquisa realizada pelo grupo Nielsen,nos anos 70,demonstrou que o norte americano adulto passava em media 3,5 horas diárias diante de um aparelho de TV.
Também contribui um poderoso instrumento de informação e de disputa ideológica na sociedade.
Como instrumento vital da comunicação da economia a da gestão do poder esta o uso do computador.
Podemos traduzir imagens ou texto ou som em um punhado de dígitos. A comunicação da sociedade já é uma comunicação mediada por computador. Quanto mais rapidamente se pode transferir capital e lucrar com as oscilações do mercado.
A capacidade de transferência de dados em uma rede é uma preocupação crescente na indústria da informação. Quanto maior a banda maior, maior a velocidade das informações.
Não foi só o capital financeiro que assumiu a comunicação mediada por computador velha indústria também.
O capital dinheiro assume o formato de capital-informação, como afirmou Dantas. A economia tendo a ser a economia digital.
Percebe-se que a apropriação e o uso dessas tecnologias, bem como o controle dos fluxos de informação, são novas questões políticas e sociais.