Cepal
A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU), criada em 25 de fevereiro de 1948 pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) com o objetivo de monitorar, contribuir para as relações econômicas dos países, e a cooperação entre eles, além de promover o desenvolvimento social e sustentável de acordo com as análises econômicas e os problemas específicos das nações da América Latina e do Caribe. Tem como membros todos os países da América Latina e do Caribe incluindo também algumas nações desenvolvidas.
*Inovação tecnológica na indústria brasileira no passado recente - uma resenha da literatura econômica
Através de estudos recentes sobre inovação, podemos constatar que o Brasil é um país onde se investe pouco em Pesquisa e Desenvolvimento comparado com as potencias internacionais, este nível baixo de investimento em inovações explica a baixa taxa de crescimento e a busca reduzida do conhecimento. No campo institucional um interesse renovado das instituições publica, federal e estadual além de realizar pesquisas para representar os interesses do empresariado industrial acabam com a falta de comunicação entre os pesquisadores.
*Saúde no Brasil: Algumas Questões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)
A presença do Estado na área da saúde pode ser percebida quando ocorrem casos de epidemias e catástrofes, pois é a partir daí que começam a “buscar” maneiras para conte-las e evitar que acabem se espalhando cada vez mais. O Brasil ocupa uma posição epidemiológica intermediária, onde as doenças crônicas e degenerativas estão crescendo cada vez mais de maneira gradual, embora as doenças infecciosas e parasitárias ainda as maiores responsáveis pela mortalidade e a morbidade. Para haver uma melhoria na efetividade do SUS é preciso uma reorientação do nosso modelo de atenção, para que assim possamos responder da melhor maneira possível às exigências do