Cenários Econômicos Sociais
MBA – Marketing Estratégico com Ênfase em comunicação Digital
Aluna: Ana Paula Vasconcelos
CENÁRIOS SOB NOVAS LENTES
SÍNTESE
Através de dois cenários diferentes, o estudo em questão aborda tendências na política, energia, economia e questões sociais em relação ao desenvolvimento global para os próximos 50 anos. Segundo o estudo, o mundo no futuro será definido pela forma como as pessoas e governos enfrentam os desafios impostos por instituições, desigualdade e inseguranças em relação aos paradoxos de prosperidade, liderança e conectividade.
O primeiro cenário, de Montanhas, é um mundo onde aqueles que são atualmente influentes trabalham para promover a persistência do status quo, onde estruturas de poder e instituições rígidas limitam o desenvolvimento econômico e reprimem a mobilidade social. Porém, embora a governança do sistema internacional seja guiada pelos membros mais poderosos, o problema é chegar a um acordo entre eles, particularmente, assegurar a cooperação entre China e EUA. Neste cenário, os EUA tentam usar seu poder para estabelecer as regras do jogo. A China busca participação exclusiva na Ásia Oriental, o que resulta em um tenso impasse. O período é perigoso para o sistema global.
Já na década de 2020, há um crescente reconhecimento global dos interesses mútuos entre os EUA e China, porém o clima não é amigável. Os dois compartilham interesses, mas não compartilham valores. Em 2030 as hegemonias emergentes, como Turquia, África do Sul e Brasil, usam crescente influência, amadurecem e se preparam para lidar com as crescentes preocupações referentes à mudança no clima, escassez de recursos e envelhecimento das populações. As elites dominantes começam a reconhecer que novas formas de cooperação são necessárias para lidar com esses desafios e simplesmente vão ter que aprender a viver um com os outros.
No geral, nas décadas de 2020 e 2030 o desenvolvimento econômico decepciona, enquanto as economias