Cenário
DISCIPLINA: CENÁRIOS E PROJETOS LOGÍSTICOS
PROFº GUILHERME
DANIELA BIASSUSI ANA JOICE
LOGÍSTICA NA GESTÃO DO ESTOQUE
Estudo de caso: Teoria x Prática
Canoas, Novembro de 2013.
LOGÍSTICA NA GESTÃO DO ESTOQUE
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns conceitos de logística no processo de gestão empresarial, mais especificamente no tocante a gestão de estoques.
O trabalho mostra a origem e evolução do estudo e aplicação da logística nos processos gerenciais, apresenta também os conceitos básicos de estoques e suas principais classificações, abordando a necessidade de cada um no contexto empresarial.
Na sequência, mostraremos um estudo de caso realizado com a empresa “X”, buscando um melhor entendimento da teoria na prática.
Como conclusão ressaltaremos a necessidade da boa gestão de estoques através dos conceitos de logística para o atendimento dos objetivos da organização, a lucratividade.
1 INTRODUÇÃO A logística nos últimos tempos se tornou uma ferramenta que proporciona a empresa, quando bem utilizada, vantagem competitiva e conseqüentemente uma fatia maior do mercado, onde somente os inovadores e arrojados, conseguem alcançar os seus objetivos em sua totalidade. Além de estar ligada à agilidade com que ela irá manusear, armazenar, deslocar, adquirir, controlar seus produtos e reduzir seus custos. A sua utilidade não está limitada ao que foi apresentado acima, o seu enfoque atual encaminha-se na direção de agregar a tudo isto as necessidades dos clientes, que podem ser diferenciadas, sejam elas para repor o estoque regulador, seja para produção imediata ou para atender a um pedido especial de algum consumidor. Esta visão está relacionada à satisfação daqueles que são parte fundamental dentro do processo de comercialização, proporcionando a empresa perspectivas de aumento de receitas de vendas e