Cenário das exportações e importações brasileiras de petróleo
Após Segunda Guerra Mundial a França começou com um forte plano de industrialização , com forte apoio do governo, incentivando a fusão de pequenos grupos empresariais, provocando uma concentração industrial no pais. Tudo isso fez com que a França, hoje, seja a sexta maior exportadora do mundo (a maioria dos produtos exportados são industrializados e de alto valor agregado), totalizando a quantia de US$517 bilhões exportados no ultimo ano, representando 4% das exportações mundiais.
Desde 2007 a indústria automobilística foi o grande expoente do país. Grandes empresas como o grupo PSA (Peugeot e Citroën) e Renault atuam nos principais mercados do mundo inteiro. Tanto a indústria automobilística, quanto a indústria de aviões têm motivos por serem líderes de exportação. O país é um dos pólos tecnológicos no mundo e possui vários investimentos vindos do governo francês. O vinho e champanhe são iguarias culinárias francesas que são apreciadas no mundo inteiro e muitos reconhecem que seus produtos são os de melhor qualidade. O nome champanhe só pode ser dado ao produto que for produzido na cidade de Champagne, fazendo com que seu produto seja único e diferenciado no mercado. Seus principais parceiros na exportação fazem parte da União Européia, sendo os três principais: Alemanha, responsável por 16,4% das exportaçoes, a Itália com 8,4% e logo atrás, a Bélgica com 7,7%.
Importaçao:
Como na exportação, a França se destaca nas importações. O valor de US$590 bilhões importados em 2010 representa 5% das importações mundiais. O pricipal produto importado é o petróleo, seguido de produtos químicos, plásticos e de