Balança comercial
A balança de pagamentos é o registro contábil dos recebimentos e pagamentos feitos pelos diversos agentes da nossa economia nacional, tais como o governo, empresas, organizações e indivíduos para com os agentes estrangeiros em todo o mundo. Um dos elementos que faz parte da estrutura da balança de pagamentos é a balança comercial que é o que iremos ver no presente trabalho.
Basicamente balança comercial é um termo que representa as importações e exportações de bens entre os países, ela pode ser favorável quando dizemos que um determinado país exportou mais (vendeu para outros países) do que importou (comprou de outros países) e ao contrario podemos afirmar que a balança comercial é negativa.
1. Balança comercial
Em contabilidade Balança comercial em seu sentido lato, é a diferença entre o valor de exportações e importações de um país, não é usado como referência quantidades dos produtos que entram e saem do país, mas sim seus valores, isto é, o valor conseguido com as vendas (exportações) menos o valor gasto nas compras (importações) de um país. Tem se a pretensão que sempre haja um lucro, ou seja, que o valor das exportações sejam maiores do que os das importações, ou seja teve um superávit. Caso ocorra o contrário, as importações tenham tido valor maior que as exportações, é dito que houve um déficit.
Os primeiros princípios da balança comercial foram implementados no mercantilismo. Antes Era um conjunto de práticas econômicas que se baseava no mercado externo para crescer economicamente. No mercantilismo, principalmente, no Colbertismo (uma das três “correntes” existentes dentro do mercantilismo), já havia a ideia de sempre buscar um valor maior de exportações do que o valor das importações. Para isso, criaram-se mecanismos que até hoje se são usados para buscar uma balança comercial favorável (com superávit). As barreiras alfandegárias, impostos sobre produtos importados e protecionismo às empresas nacionais