CENTRO UNIVERSIT RIO NEWTON PAIVA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ANÁLISE DE SISTEMAS ESTRUTURAIS I
ALUNOS
ALICE BEATRIZ DE CASTRO MEDEIROS
MATEUS CÂNDIDO DE ALMEIDA SILVA
WESLEY SANTOS ARAÚJO
BELO HORIZONTE 2015
INTRODUÇÃO
O trabalho está relacionado a identificação de elementos estruturais em obras arquitetônicas e tem como importância obter na prática as habilidades com relação à análise de sistemas e aplicá-las em nosso meio profissional. Tem como objetivo principal situar vigas, treliças e pórticos, assim como identificar os esforços atuantes nas mesmas e tipos estruturais. Como objetivo secundário é o levantamento de informações sobre as obras analisadas.
PÓRTICO
Conceito estrutural
São estruturas formadas por elementos verticais, os pilares, e por elementos horizontais, as vigas, semelhantes às traves de futebol. Funcionam em conjunto devido à ligação rígida existente entre os mesmos, os chamados nós do pórtico - seguindo no exemplo, a junção entre a trave e o travessão. O conjunto de pilares e vigas de um edifício constitui, por exemplo, um pórtico espacial, estrutura responsável pela estabilidade da edificação. As cargas verticais são transmitidas aos pilares pelas vigas. Já esforços horizontais são compensados pelo outro apoio.
Obra identificada como pórtico
MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO
Arquiteto: Affonso Eduardo Reidy
Ano: 1955
Local: Rio de Janeiro
O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. Localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, no Parque do Flamengo, próximo ao Aeroporto Santos Dumont. Seu edifício-sede, a obra mais conhecida do arquiteto carioca Affonso Reidy, segue a orientação da arquitetura racionalista, destacando-se pelo emprego de estruturas vazadas e pela integração com o entorno.
O museu foi inaugurado em 1948, por iniciativa de um grupo de empresários presidido por Raymundo Ottoni de Castro Maya. É uma organização particular sem