CENTRO UNIVERSIT RIO INTERNACIONAL
UNINTER
Acadêmica: Natalia da silva da costa Ru: 1257769 Turma:07/2015
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
TERRA BOA
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
Acadêmica: Natalia da silva da costa Ru: 1257769 Turma:07/2015
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Fundamentos filosóficos da educação A AULA apresentado à UTA – Historicidade no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Vivian Monteiro da Rocha
Centro Associado: Terra Boa
Terra Boa
2015
INTRODUÇÃO
Nesta pesquisa estudaremos os acontecimentos relacionados aos fundamentos filosóficos da educação que surgiram no fim do século XIX e inicio do século XX.
Nos da uma reflexão sobre os processos educativos e sua evolução na sociedade. Ao longo da evolução da história a filosofia sempre foi um campo de batalha entre concepções materialistas, idealistas, empiristas, racionalistas, naturalistas e positivistas.
As especulações decorrem da impossibilidade de se alcançar uma visão total das varias faces da realidade, e é por esforço de pensar na realidade que o homem vem conquistando ao longo do século um entendimento sobre si e do mundo que o cerca, de suas limitações e pensamentos.
Nos grandes períodos da história, antiguidade, idade média, idade moderna e contemporânea nota-se a influência dos pensadores e de suas excelentes obras e textos.
Na antiguidade destacam-se Sócrates no estudo do ético Platão o idealismo e Aristóteles realismo. Na idade média surge o cristianismo com Santo Agostinho e Tomás de Aquino. Na idade moderna nega-se a fé e amplia a ciência e nisso surgem vários filósofos como: Descartes no racionalismo, Bacon no empirismo, Hegel na dialética, Kant na epistemologia, metafísica e antropologia, naturalismo-iluminismo Voltaire, no naturalismo Jean-Jacques Rousseau, no positivismo Comte, Spencer e Durkhein.
Na idade moderna destaca-se a fenomenologia, René Descartes, Husserl,