Centro Universit rio Anhanguera de Santo Andr
A adoção do modelo Kanban serve para produzir mais rápido e de forma mais eficaz, melhorando a organização na sua empresa. Sua característica principal é a utilização de placa ou “registro visíveis”, sendo hoje uma ferramenta muito útil para as empresas melhorarem sua produção. Através de cartões ou sinalizações coloridas a fábrica é capaz de identificar se algo está faltando sem utilização de meios eletrônicos.
A Ferramenta Kanban
Imagine um quadro onde serão colados adesivos coloridos para identificar a o estoque de um produto. Ao criar um produto ou compra-lo, o responsável pega um dos adesivos deste quadro e o cola sobre a ele. Ao utilizar todos os cartões que estavam dispostos no quadro, a empresa fica ciente de que o estoque está totalmente preenchido com os produtos necessários para manter a sua linha de produção. Assim, toda vez que o produto for vendido, os responsáveis pela linha devem também retornar os cartões para o quadro. Quando todos estiverem de volta, a empresa fica ciente de que precisa comprar mais produtos.
É importante destacar que no método kanban, a linha de produção consegue controlar, de forma simples, a escassez e suficiência das peças e produtos necessários para a manutenção da indústria. Entretanto, ele não pode ser considerado como um modelo de linha de produção, e sim, um processo que auxilia na sua organização.
O kanban também pode ser usado como uma ferramenta de gerenciador de tarefas. Ele é um bom método para organizar as tarefas de uma equipe. Funcionando da seguinte maneira: o código de cor serve para identificar cada projeto.
O melhor é que ele ainda pode funcionar como um modelo de agile practice em empresas de software. Pois com os métodos do kanban, é possível desenvolver iterações-processos pelos quais passam a criação de um software. Assim, você pode planejar e gerenciar tarefas em períodos determinados por dias e semanas. Quando terminar cada processo e todas as tarefas distribuídas forem completadas, a