Centro Oeste
Fauna: O conjunto de animais que fazem parte do elenco do cerrado é único. Desde mamíferos até insetos, este bioma reúne uma capacidade incrível de singularidade.
Fazem parte da fauna da savana brasileira: antas, gambás, lontras, capivaras, tatus, tamanduás-bandeira, preguiça e onças-pintadas. Os pássaros são: tucanos, urubus, garças, águias, beija-flores e canários como os mais conhecidos. Conta também com a presença de um acervo de peixes como: lambaris, piabas, bagres, piranhas e dourados.
Flora: As árvores desse bioma são bastante peculiares, também estando presentes os pequenos arbustos. Seus caules e galhos são retorcidos, distribuindo-se por um vasto campo coberto por gramíneas, passando a uma altura de mais de 15 metros, em média. As suas raízes são profundas, com cascas duras e grossas. Curiosamente, as folhas das árvores apresentam uma cobertura cheia de pelos.A flora tem um acervo bastante diversificado: babaçu, guariroba, jatobá, jabuticaba, gravatá e ipê são os típicos exemplos da diversidade de árvores no bioma. A riqueza exorbitante da flora do cerrado só é ultrapassada pelas heranças naturais da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica.
Curiosidades: As plantas variam de tamanho.As mais altas chegam a 15metros de altura e se formam com estruturas irregulares. Somente em matasciliares que as arvores ultrapassam os 25 metros e normalmente possuem folhas e frutos pequenos. Existemtambém as que não estão catalogadas e que se o homem continuar a destruir a natureza, isso não será possível.
Preservação: nas últimas