Centro Financeiro de Shangai
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Introdução à Engenharia Civil
Shangai World Financial Center
Seminário
Santa Bárbara D’Oeste – SP
Abril – 2014
Introdução
Desde os primórdios da construção, o ser humano prima por grandiosidade. A altura e beleza das construções, sempre foram considerados essenciais, ao pé que atualmente arranha-céus de grandes metrópoles chegam a quase um quilometro de altura. Um exemplo de arranha-céu que une beleza, segurança, grandiosidade e técnicas avançadas de construção é o SWFC (sigla em inglês para Centro Financeiro Mundial de Xangai).
Desde a concepção de seu projeto até o fim da construção, a equipe de engenheiros e arquitetos enfrentaram grandes mudanças e adaptações que fizeram necessárias a utilização de novas tecnologias e muito estudo.
Resumo
A construção do SWFC teve início em agosto de 1997, mas graças a uma crise que assolou a economia asiática no fim dos anos 90, as obras foram interrompidas logo após a fundação ter sido concluída.
Sendo retomada apenas em novembro de 2003, a construção sofreu uma alteração do projeto inicial, motivando ajustes na arquitetura e construção, principalmente na questão estrutural, considerando os efeitos dos sismos (terremotos, por exemplo), ações dos ventos e solos.
O Shanghai World Financial Centeratualmente, é o quarto edifício mais alto do planeta, bem como o maior já erguido na China, sendo superado somente pelo Burj Khalifa Tower, em Dubai, nos Emirados Árabes, pelo Abraj Al Bait Towers, em Meca, na Arábia Saudita e pelo Taipei 101, em Taipei, Taiwan.
É um edificio multi-uso que abriga escritórios, hotéis, salões de conferência, terraço de observação e lojas. Concluído em 14 de setembro de 2007, e inaugurado em 28 de agosto de 2008.
Arquitetura e Construção
Após a crise financeira na década de 90 e o retorno dos financiamentos, a obra do SWFC (Shangai World