8075814477
Shangai, situada no rio Huangpu junto ao delta do Chang Jiang, é a mais populosa cidade da China. Shangai é considerada como a verdadeira capital econômica da China, o seu centro mais dinâmico e moderno. Graças ao desenvolvimento dos últimos decênios, Shangai é um centro econômico, financeiro, comercial e comunicativo de primeira linha da República Popular Chinesa. O seu porto, o primeiro do país, é um dos mais freqüentados do mundo com Singapura e Rotterdam.
Na língua chinesa Shangai é abreviada em Hù e Shēn, que ao pé da letra significa "sobre o mar" ou também "no mar". Antes da própria formação da cidade, Shangai era chamada de província de Songjiang, subdivisão da cidade de Suzhou. A província foi fundada cerca de 1000 anos atrás.
A partir da dinastia Song (960-1279), Shangai se tornou um porto cada vez mais freqüentado. Os muros da cidade foram construídos em 1553. Este acontecimento é geralmente considerado como o ato de fundação da cidade atual. Todavia, antes do século XIX, Shangai não foi considerada uma cidade importante e contrariamente a muitas outras cidades chinesas, não apresenta monumentos antigos ou lugares de particular interesse histórico. Antes de 1927, Shangai pertencia ao distrito de Jiangsu (com capital Nanchino). Sucessivamente foi oficialmente elevada a uma municipalidade. O papel de Shangai mudou repentinamente e radicalmente no século XIX devido a sua posição geográfica, na foz do rio Yangtze, era a porta ideal para o comércio marítimo com o ocidente.
Durante a Primeira Guerra do Ópio, no início do século XIX, as forças britânicas ocuparam por um breve período Shangai. A guerra terminou com o tratado de Nanchino de 1842 que sancionou a abertura dos portos, incluindo Shangai, para mercado internacional. O Tratado de Bogue assinado em 1843 e o Tratado sino-americano de Wangsia de 1844 permitiram às nações estrangeiras adquirir direitos de extraterritorialidade no solo chinês. Em 1863 as tomadas de posse