MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À ADMINISTRAÇÃO
1 - INTRODUÇÃO
A administração requer muito planejamento, organização e controle. Portanto, é indispensável que o administrador tenha habilidade em lidar com números. Muitas vezes ele deverá preparar orçamentos para projetos, planejar e controlar pesquisas, além de resolver situações que envolvam cálculos matemáticos e estatísticos. O trabalho do administrador está diretamente ligado com a exatidão dos números, e por isso ele precisa ter conhecimento destas duas disciplinas para ser bem sucedido.
O objetivo fundamental dos Métodos Quantitativos Aplicados à Administração é capacitar o administrador a trabalhar com as informações do mundo contemporâneo, entendendo, como base de tomada de decisão, os fatos estatísticos, econômicos e administrativos.
Dessa forma, Métodos Quantitativos Aplicados à Administração enfoca as técnicas de análise de resultados, bem como as ferramentas necessárias para o conhecimento e identificação de situações do dia-a-dia no mundo dos negócios.
Fica claramente definido que os Métodos Quantitativos Aplicados à Administração contribui bastante para o administrador, proporcionando a ele novas técnicas de planejamento, sejam no controle de finanças, na produção, na comercialização, negociações, até mesmo na área de recursos humanos e em processo que envolve a administração em geral, bem como no desenvolvimento de seu raciocínio lógico. É formidável o apoio e as atividades exercidas que estimulam o raciocínio lógico e crítico, dentro de variados problemas. Tem como base a idéia de selecionar a melhor tomada de decisão para diminuir riscos que podem afetar o futuro, a curto ou longo prazo.
Problemas existem e sempre vão existir. Um dos objetivos desta disciplina é tornar a tomada de decisões o mais racional possível, para a resolução de problemas. No entendimento dos fatos, concluímos que os Métodos Quantitativos Aplicados à Administração, têm como objetivo capacitar o