Centro Educacional Calif Rnia
Trabalho de Português
Tema: Linguagem, língua, fala e norma.
Alunos: Ana Carolina; Carlos Felipe; Carolyne Baihense; Karine Silva; Patrick Dutra.
A Linguagem
Uma atividade humana que, nas representações de mundo que constrói, revela aspectos históricos, sociais e culturais. É por meio da linguagem que o ser humano organiza e dá forma às suas experiências.
Se entendermos a profundidade deste conceito, entenderemos que não podemos reduzir a linguagem a um meio de comunicação, como normalmente se faz, já que é a partir dela que construímos nossa memória e consequentemente nossa História. Sem linguagem não existiria a civilização como conhecemos.
A linguagem é todo sistema verbal e não verbal pré-estabelecido que nos permite a realização da comunicação. Características do sistema verbal e não-verbal:
Verbal: o destaque na comunicação são as palavras.
b) Não-verbal: não considera as palavras, mas outros sinais. Como exemplo de linguagem não-verbal são os sinais de trânsito, gestos faciais, gestos corporais, etc.
A Língua
O conceito de língua varia muito segundo a corrente teórica que o professe. Para nós, é importante expor os conceitos com os quais nos alinhamos. Abaurre e Pontara, entendem a língua como um sistema de representação socialmente construído de signos linguísticos. Observe-se aqui o caráter social da língua, uma vez que só existe mediante esta negociação entre seus falantes. Complementamos o conceito das autoras com o de Marcuschi para quem a língua é um conjunto de práticas sociais e cognitivas historicamente situadas.
Sendo assim, não podemos entender a língua como uma estrutura autônoma, alheia à realidade dos falantes e imutável é uma forma de linguagem. A língua é baseada em palavras, ou seja, em uma comunidade, um determinado grupo de indivíduos usa a linguagem verbal. Como exemplo, duas falas estrangeiras são línguas diferentes.
A Fala
Os sinais utilizados pelo