Amplificadores De Potencia ClasseB
1151 palavras
5 páginas
CLUBEELETRÔNICA GERAL
DA ELETRÔNICA
Amplificadores de potência classe B
Introdução
O amplificador de potência classe A, apresenta a melhor linearidade, mas tem o pior rendimento. Isso se deve ao fato de que o transistor de saída esta sempre em condução, pois exige uma corrente de polarização constante.
A operação classe B
Na operação classe B o ponto quiescente é colocado na região de corte do componente amplificador.
Nessa condição, um semiciclo do sinal é completamente removido da saída.
Quando a transistor estiver operando em corte a corrente será nula, portanto dissipará menos potência e sua eficiência será maior que a operação classe A. Entretanto, a remoção de um semiciclo na saída representa uma severa distorção que precisa ser compensada.
O arranjo “push-pull”
No arranjo push-pull, cada dispositivo amplifica metade do ciclo de entrada, entregando um ciclo total a carga. Veja ilustração:
Distorção por “crossover”
Na prática o ponto quiescente dos transistores não estará no ponto de corte. Isso devido a queda de tensão de 0,7V o que causa uma distorção na passagem de um transistor para outro. Essa distorção é chamada de “crossover”.
O amplificador classe B
Amplificador de potência classe B – Autor: Clodoaldo Silva - Versão : 10Set2005
1
CLUBE
ELETRÔNICA GERAL
DA ELETRÔNICA
O circuito ao lado é um típico push-pull polarizado com dois diodos, que devem ser compatíveis com as curvas de base dos transistores e instalados próximos aos dissipadores de calor.
Os transistores devem ser complementares, isto é, curvas de base e especificações máximas semelhantes.
O espelho de corrente
O conceito de espelho de corrente consiste em resistor limitador de corrente e um diodo paralelo com o diodo emissor do transistor. Como a corrente de base é muito pequena a corrente do resistor e o diodo polarizador são praticamente iguais. Se as curvas do diodo forem iguais às curvas de VBE a corrente do diodo será igual a corrente do coletor.
A grande dificuldade em