Relatorio CQAM Lenitra Finalissima
2651 palavras
11 páginas
Qualidade da água no trecho final do Rio Vouga Relatório Final
Carmen DOLORES, Helena MENDES, Juliana SANTOS
1. Introdução:
A água é um elemento essencial à vida, sendo o suporte principal dos ecossistemas e das actividades humanas. No entanto, tem-se verificado uma pressão constante sobre este recurso natural, pressão provocada essencialmente pelo aumento da população e pelo desenvolvimento das actividades industriais e agrícolas. Em 2005, segundo CERQUEIRA et al, a agricultura tinha um consumo de cerca de 87% do total da água doce, seguindo-se o sector industrial com 8% e o consumo doméstico com 5%. Assim sendo, torna-se essencial um planeamento e gestão sustentável dos recursos hídricos a longo prazo, tendo em atenção a avaliação da qualidade da água disponível e a avaliação da qualidade da mesma tendo em conta o fim para que esta se destina (Mendes et al, 2004). A directiva 2000/60/CE estabeleceu como prioridade o objectivo de se alcançar o bom estado ecológico no ambiente aquático, garantindo não só a reserva de água para captação mas também o potencial para a produção de peixe e o valor recreativo do meio.
O excessivo enriquecimento em nutrientes das massas de água, maioritariamente induzido directa ou indirectamente por actividades humanas, é um fenómeno que proporcionada, cada vez mais, a degradação dos sistemas aquáticos. É de realçar que, no entanto, quando o aumento de nutrientes resulta de processos naturais, o sistema aquático torna-se eutrófico muito lentamente e o ecossistema mantém-se em equilíbrio.
O aumento da quantidade de nutrientes e/ou matéria orgânica num ecossistema aquático é definido como eutrofização. A elevada disponibilidade de nutrientes origina o crescimento em grande magnitude de algas verdes e cianobactérias (fitoplâncton) responsáveis pelo aumento da produção primária e, geralmente, na diminuição do volume total do ecossistema.
As actividades humanas que mais contribuem para os processos de eutrofização são