centro de usinagem
CURSO TÉCNICO MECATRÔNICA
CNC
CURITIBA
2014
SUMÁRIO
Sumário
1- RESUMO
Discrição de máquinas CNC em geral, como é sua interface de interação homem-máquina, ou seja, a comunicação da máquina, explicações de como é o seu funcionamento da máquina em geral, em relação aos eixos, suas guias e como são é a movimentação através de fusos de esferas recirculantes.
2- CNC
Comando Numérico Computadorizado, como hardware é a parte eletrônica capaz de receber informações através de uma entrada própria de dados, compilando informações e transmitindo-as em forma de comando de máquina ferramenta de modo que, sem intervenção de um operador, realize as operações na sequencia programada, pode ser considerada também como um tipo de automação programável, baseada em softwares. É genericamente dividida em duas partes: o comando numérico e a máquina ferramenta.
O comando numérico é a unidade de assimilação das informações recebidas, através da leitora de fitas, onde é introduzida a fita, o cartão com a programação, entradas manuais de dados, feita pelo programador, dentre outros processos. Onde são calculadas pela maquina automaticamente para processar e retransmitir para as partes motoras da maquina ferramenta.
A máquina ferramenta é onde será realmente feito o processo, nela deverá objetivar os recursos operacionais oferecidos pelo NC, quanto mais recursos oferecer maior a sua versatilidade.
3- FUNCIONAMENTO DA MÁQUINA CNC
O funcionamento das máquinas CNC ocorre em circuitos fechados, utilizando sensores de posição para controle da máquina. É possível modos de funcionamento como: manual, de execução contínua, passo a passo e de teste de programa. O funcionamento da máquina ocorre da seguinte forma:
A entrada de dados na máquina através do teclado, fitas, cartões dentre outros processos, é lido pela pelo