Centro de material
[pic] • Expurgo A conscientização para a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual pelos funcionários, é ponto relevante para prevenção de acidentes com secreções biológicas e perfuro cortantes na CME . São utilizados protetores auriculares adequados para o tipo de ruído dos equipamentos. Também são utilizadas botas impermeáveis com Certificado de Aprovação, luvas antiderrapantes , de procedimentos e aventais descartáveis.
[pic]
• Máquina ultra-sônica O expurgo da Central de Material é equipado com máquinas ultra-sônicas. Estes equipamentos facilitam a limpeza do instrumental cirúrgico, pois lavam por processo de cavitação, fazendo com que a matéria orgânica se desprenda dos instrumentais com maior rapidez que no método manual.
[pic]
[pic]
• Máquina desinfetadora Lavadora desinfetadora automática de instrumentais, utiliza jatos de água quente e fria, enxague e drenagem automatizado, que , junto com o detergente enzimático, facilita a limpeza.
[pic]
[pic] • Preparo As embalagens utilizadas para o acondicionamento dos materiais são selecionadas por testes realizados na CME, levando-se em conta não só seu custo, mas a qualidade para a manutenção dos materiais esterilizados.
[pic] • Testes biológicos A esterilização é monitorada por indicadores biológicos de terceira geração, cuja leitura é realizada em incubadora com método de fluorescência , obtendo resultado para liberação dos testes em três horas , trazendo maior segurança na liberação dos materiais.
[pic] • Impressora As autoclaves na CME/HC são monitoradas por técnicos de enfermagem que são treinados para operar equipamentos de alta tecnologia. Os parâmetros de esterilização são registrados a cada minuto por impressoras específicas para as autoclaves, e são arquivados para controle. [pic]
[pic]
• Liberação do material esterilizado Os materiais